Seguidores

Número de Visitantes

sexta-feira, 2 de março de 2012

Chocantes Passagens da Bíblia

Em Josué, com suas guerras, assassinatos e massacres, com sua espada pingando sangue de mulheres e crianças, não vejo nenhuma contribuição para melhorar o mundo? 

Não chocará cada capítulo o coração de um homem bom? Será este um bom livro para as crianças lerem? Josué me parece tão feroz quanto uma besta selvagem.

O livro dos Juízes é sobre o mesmo assunto, nada mais que guerra e derramamento de sangue; a história horrível de Jael e Sísera (Jz 4:18-24;) de Jefté e sua filha, que ele matou para agradar a Jeová. 


Aqui encontramos a história de Sansão, o Hércules bíblico, transformado em super-herói graças ao poder que estava em seus longos cabelos. 

O trucidamento de mulheres, viúvas, mães e bebês, seus crimes sem compaixão e todos praticados de acordo com as ordens de Jeová, segundo quem escreveu o texto. 

Nenhuma procedência divina nesta passagem pode ser notada por uma mente lúcida. Por que Jeová teria assassinado Uzá por ter colocado sua mão para segurar a arca?

“Quando chegaram á eira de Nacom, estendeu Uzá a mão á arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. Então a ira do Senhor se acendeu contra Uzá e Deus o feriu ali por esta irreverência e morreu ali junto á arca de Deus. Davi se enfureceu, porque o Senhor se voltou contra Uzá” (II Sm 6 :6-8;).


Você achou justa esta punição? Por que Davi foi poupado praticando o assassinato de Urias para ficar com a sua esposa? 


De acordo com II Samuel 24:1-17; Deus incitou Davi a fazer o censo do povo de Israel e assim ele fez. Davi se sentindo culpado pelo que fizera, mal sabia ele que fora inspirado a fazer tal ato pelo seu Deus, segundo o autor do texto. 

Aí notamos mais uma grande contradição desta passagem da Bíblia, veio á ele o profeta Gade e lhe propõe o que Deus havia lhe mandado dizer:

“Queres que sete anos de seca te venham á tua terra? Ou que por três meses fuja diante de teus inimigos e eles te persigam? Ou que por três dias haja peste na tua terra?”


Observem que passagem absurda o autor do texto nos quer fazer engolir, afirma que foi Deus quem inspirou a Davi a cometer tal ação e em seguida mandou um profeta lhe fazer esta ridícula e cínica proposta. 


Davi escolhe a última e então setenta mil morreram. No verso 16 vemos que Deus se arrependeu do que havia feito e mandou o anjo interromper a punição. Davi sem compreender a atitude de Yahweh diz no verso 17:

“Eu é que pequei e procedi iniquamente. Porém estas ovelhas que fizeram?”


Será que este texto é uma constatação real do que aconteceu? Este não é o Deus revelado pelo Cristo e sim o Deus criado pela mente atrasada dos hebreus.


 O ocorrido foi tão lamentável que o próprio Deus em questão se arrependeu do que fez. 
Nesta passagem também não consigo perceber nada de instrutivo, inspirado e útil para nossa vida.

Que tal os maus exemplos Davi e Salomão? Pelas passagens que seguem tire suas próprias conclusões, primeiro leia os belos conselhos que o rei deu ao seu filho na hora da morte:


“Ora, tu sabes o que me fez Joabe [...] faze com ele segundo a tua sabedoria e não permitas que suas cãs (cabelos brancos) desçam a sepultura em paz. Lembra-te, contigo está Simei [...] não o tenhas por inocente [...] saberás o que lhes hás de fazer para que suas cãs (cabelos brancos) desçam a sepultura com sangue” (I Reis 2:5-9;).


Agora notem bem a frieza do “sábio” Salomão:

“Respondeu o rei Salomão a sua mãe: Por que pedes Abisague, a sunamita, para Adonias? E agora tão certo como vive o Senhor, que me estabeleceu e me fez assentar no trono de Davi, meu pai [...]. Adonias morrerá hoje. Enviou o rei Salomão a Benaia, filho de Joiada, o qual feriu Adonias, de modo que morreu” ( I Reis 2:22-25;).

E se você pensa que parou por aí, está enganado. Leia!

“Foi dito ao rei Salomão que Joabe tinha fugido para o tabernáculo do Senhor e estava junto ao altar. Então Salomão enviou Benaias dizendo: Vai, arremete contra ele! Subiu Benaia, arremeteu contra ele, matou-o e foi sepultado em sua casa, no deserto. Depois o rei mandou chamar a Simei e disse: Edifica-te uma casa em Jerusalém e habita aí e daí não saias, nem para uma nem para outra parte. No dia em que saíres [...] certamente serás morto [...]. O rei deu ordem a Banaia, o qual saiu e arremeteu contra ele, de modo que morreu. Assim foi confirmado o reino nas mãos de Salomão” ( I Reis 2: 29-46;).

Que belas criaturas eram os tais de Davi e Salomão, hein! A confirmação do reino em suas mãos foi feita com sangue. Quem lhe convenceu que há algum Deus envolvido nesta história? Se há é o deus das trevas.

No livro de Jó nós encontramos alguns sentimentos elevados, alguns sentimentos sublimes, as alegrias e tristezas da vida; mas sendo bem sincero, a história é de origem bastante duvidosa. 


Yahweh aceitando uma proposta do príncipe das trevas faz o pobre Jó definhar até o ponto de derramar quase as suas últimas gotas de vida. Que provação inócua! 

Além de todos os problemas existenciais que enfrentamos na vida, ali é ensinado que ainda podemos ser provados pelo Criador por suposição do capeta. Alguns dos Salmos são bons, muitos são indiferentes, uns poucos são maravilhosos.

No meio deles há uma mistura de vícios e virtudes. Há versos que elevam e versos que degradam. Há orações de perdão e de vinganças. 


Nos Provérbios há muita sagacidade, muita piedade, máximas prudentes, e muitos ditados sábios sobre o perigo da vaidade e da preguiça. Alguns são triviais, outros tolos. 

Eclesiastes é o mais profundo dos livros do Velho Testamento. 

Foi escrito por um filósofo existencialista. Tire os trechos acrescentados e ele fica semelhante aos pensamentos do século dezenove. 

Tire os trechos acrescentados e ele fica semelhante aos pensamentos do século dezenove, leia estes versículos:

Porque o que acontece aos filhos dos homens, isso mesmo também acontece aos animais; a mesma coisa lhes acontece. Como morre um, assim morre o outro. Todos têm o mesmo fôlego e nenhuma vantagem têm os homens sobre os animais [...]. Quem sabe se o espírito do homem vai para cima e se o espírito dos animais desce para a terra?[...] pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?” (Ec 3:19,20,22c;)


By W.X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E-Books W.X.